-->

28 de outubro de 2016

Como responder comentários nos blogs

Olá, pessoal!

Essa semana o post será em forma de conversa, vamos trocar umas ideias. Eu sou uma pessoa muito observadora, presto muita atenção em tudo que ocorre ao meu redor, no que acontece nos blogs que visito e tenho mania de conferir as respostas dos comentários que deixo. 

Tenho observado e muito a forma como os blogueiros respondem os comentários que são deixados em seus blogs. Mas vocês devem estar se perguntando, mas por quê tu estas observando isso?  Pois bem... Quando vocês criaram o blog qual era a ideia de vocês? O que buscavam? Não sei vocês, mas eu buscava compartilhar minhas ideias com mais pessoas, que consequentemente significa seguidores e comentários. Não é? E, qual a forma que nossos seguidores/leitores tem para se comunicar conosco? Através dos comentários. 

Quem chega ao blog tem alguma curiosidade, seja pelo post que tu escreveu, pela empresa ou produto que tu estas promovendo ou até mesmo por você. Muitas vezes as perguntas podem até não ter nenhuma pergunta em si, mas isso não significa que o leitor não espera que seu comentário seja respondido ou mesmo agradecido pela sua lembrança, pelo tempo que ele doou ao seu blog. Por isso é muito importante que seja retribuído o carinho dele em forma de resposta. 

Vejo muitos blogueiros respondendo de forma automática e isso pode acabar desencorajando o leitor a voltar já que o comentário dele foi de certa forma "desprezado" e respondido apenas por responder. Eu prefiro demorar a responder e responder cada comentário dedicando meu tempo, meu pensamento e responder de forma única a responder de qualquer jeito. 


Política da boa vizinhança: como comentar nos blogs do seu nicho

Se você pretende divulgar o seu site ou blog por comentários nos blogs alheios, em primeiro lugar pense no seguinte: o que você acha de alguém que nunca entrou em contato com você aparecer no seu blog e fazer um comentário completamente alheio ao seu texto, ao seu trabalho, apenas com o intuito mesquinho de promover um link para sua loja virtual ou site?

Você não ia gostar nada disso, com certeza. Ia sentir que estão se aproveitando do seu trabalho.

Portanto, quando for comentar em blogs do seu nicho, leia o texto com calma e faça um comentário que seja pertinente ao texto e que, de preferência, incite a discussão criada com o post. Faça perguntas, levante pontos de vista.

Comentários do tipo “ótimo texto” são vazios e não agregam nada à discussão do assunto tratado.

Faça com que o seu comentário lhe dê visibilidade, além de ser útil para o blogueiro quanto para os outros visitantes.

Quanto aos links, caso não haja nenhuma recomendação prévia sobre como utilizá-los no comentário, coloque apenas um link para sua homepage no campo específico para indicação do seu site.

É o politicamente correto. Continue comentando no blog com frequência para, após um contato mais aproximado com o blogueiro, verificar a possibilidade de inserir um link mais interessante em seus comentários.

Muitos são receptivos quando abordados dessa forma.


E aí gostou? Então comente e compartilhe!!



Um comentário:

  1. Eu gostaria de responder os comentários mais me falta tempo, só quando o post possa haver duvidas como um post de saúde ou coisa parecida ou quando o comentário tem muitas perguntas.
    adorei o post!
    bjúús

    ResponderExcluir

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo