-->

20 de abril de 2016

Como descobrir se meu blog tem vírus?


Até blog pega vírus e pode contaminar o computador do visitantes. Esse é o pior cenário para um blogueiro, em todos os níveis, pois os prejuízos podem ser irreversíveis, mesmo depois de identificado e sanado o problema. E isso pode acontecer com qualquer um, mesmo com usuários do Blogger. É possível saber se um blog ou site está infectado, por um teste bem seguro criado pela Google e vamos mostrar aqui como fazer esse teste.

Até blog pega vírus e pode contaminar o computador do visitantes. Esse é o pior cenário para um blogueiro, em todos os níveis, pois os prejuízos podem ser irreversíveis, mesmo depois de identificado e sanado o problema. E isso pode
acontecer com qualquer um, mesmo com usuários do Blogger. É possível saber se um blog ou site está infectado, por um teste bem seguro criado pela Google e vamos mostrar aqui como fazer esse teste.

A Google desenvolveu mecanismos de defesa para nossos sites e blogs, além de manter um rigoroso sistema de controle de qualidade, detectando previamente qualquer problema ou risco, nos avisando, no caso de uma visita a alguma página contaminada, se há riscos.

Um dos procedimentos de verificação chama-se Google Safe Browsing Tool. O problema é que ele não é automatizado. Para resolver isso, criamos um formulário bem simples que simplifica o processo e facilita a verificação de qualquer URL que você quiser. Veja abaixo o formulário.

Um Malware é um software que contagia um computador para roubar informações ou até mesmo destruí-las. Há várias formas de contágio, inclusive quando você visita um site ou blog que tente instalar o recurso malicioso sem que você perceba.

Seu blog pode ser infectado e passar a espalhar um Malware quando você instala algum recurso ou sequência de códigos sem verificar a procedência daquilo. Por isso é muito importante tomar cuidado com o que você coloca no seu blog, especialmente trechos de códigos para gadget, widgets e plugins, por mais inocente que possa parecer.

Para não correr riscos e saber se um endereço de site ou blog é seguro, a Google desenvolveu o Google Safe Browsing Tool, que é uma URL de testes. O modelo original exige a verificação manual, mas criamos um formulário para facilitar o uso do sistema.
Google Safe Browsing Tool

Teste agora mesmo qualquer endereço de sites e blog que você quiser verificar se está com risco de contaminação por Malware.


Para proceder com a verificação, basta escrever o endereço como por exemplo:ferramentasblog.com.

Informe o domínio:
O resultado apresentado será visto em uma página em português com as análises mais recentes da Google sobre aquele endereço verificado. Como disse, você pode digitar qualquer URL que deseje verificar para ter certeza de sua segurança.

Você pode se prevenir e proteger seu blog de Malwares e caso o resultado seja negativo para seu blog, há procedimentos a serem seguidos para resolver o problema:
Espero que este recurso ajude você a manter o seu blog seguro.


6 comentários:

  1. Sol ótima a sua dica, acabei de fazer o teste, o resultado foi não é perigoso, fiquei tranquila,obrigada pela dica, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que ótima dica amiga ! Vou conferir,bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que dica maravilhosa! Tudo bem com o meu graças a Deus. Obrigada por compartilhar conosco! De vez em quando venho verificar. rsrs.
    Bom feriado! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Sol,não conhecia esse sistema, ia pelo html mesmo fusando, e mutas vezes detonei o layout. Amei!
    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Bolsas personalizadas, e itens para festas✡✡

    ResponderExcluir
  5. Ótimo seu post, dessa eu não sabia.
    Já fiz meu teste e ta tudo OK com meu blog!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post, Sol! Eu fico toda paranóica com os vírus e me serviu como uma luva rs. Fiz varredura ali no link e estou tranquila. Beijos

    ResponderExcluir

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo